Câncer de Mama


Câncer de Mama

CÂNCER DE MAMA

 

É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, com 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, muito provável porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado.

Ninguém melhor que a própria mulher para perceber quando algo vai errado no seu corpo. Considerando isso, o autoexame é sempre o mais indicado.

 

1) OBSERVE: de pé, em frente ao espelho, observe se há alterações na cor da pele e marcas como pregas, covinhas ou relevos. Confira possíveis mudanças de cor e na forma.

2) MÃOS ATRÁS DA CABEÇA: coloque as mãos atrás da cabeça e empurre-a para frente. Enquanto fizer este movimento, observe bem se o formato da mama ou se a pele modifica (marcas como pregas, covinhas ou relevos).

 

3) FORÇA: coloque as mãos na cintura e pressione um pouco os dedos. Em seguida, curve o
tronco para frente e observe bem se a pele dos seios ou se o formato deles muda.

 

4) DEITADA: coloque uma almofada nas costas e o braço esquerdo na nuca. Com a mão direita, apalpe o seio em círculos desde a lateral até o mamilo. O mesmo no seio direito.

 

5) DE PÉ: erga o braço direito e toque a mama direita com a mão esquerda. Desça a mão pela axila, passe os dedos ao redor da mama e vá em direção ao mamilo. Repita do outro lado - se preferir, faça o exame no banho.

Repita-o mensalmente após a menstruação. Caso note qualquer alteração, vá ao médico!

Galeria de imagens


Indique um Amigo