Recepções - A arte de receber


Recepções - A arte de receber

A arte de receber

Deixe o quarto do hóspede devidamente preparado, roupa de cama, toalhas, cabides; no banheiro deve ter todos os materiais de higiene, sabonete, papel higiênico, pasta de dentes.

Anfritião: deve ser perfeito, demonstrando atenção, boa vontade e liberdade.

Na chegada do hóspde é indicado deixá-lo à vontade para que o mesmo possa se ambientar.

Incluem o cocktail-party, o cocktail-souper e o cocktail-buffet. Este é, atualmente, o estilo consagrado para recepções. É mais elaborado. Nos demais coquetéis, o entra e sai constante não exige a presença dos anfitriões à entrada. Estes se misturam aos convidados, fazem as apresentações quando necessárias e se divertem quanto os demais.

O Cocktail-party se realiza, em geral, das sete às nove. Tem hora para chegar e hora para sair. O serviço é o serviço volante, sem buffet ou pratos quentes. Consta dos drinques normais de toda a sorte de canapés e salgadinhos. Presta-se para retribuições e também para inaugurações, noites de autógrafos, vernissages, despedidas, inclusive para homenagear estrangeiros de passagens. São ótimos para a vida social-oficial.

A tônica é a alegria, a descontração e o movimento. Os amigos e conhecidos se vêem, se saúdam, tomam, juntos, uma ou duas doses de uísque, ou uma taça de champanhe, e se servem de alguns salgadinhos sem se deterem em conversações elaboradas e sérias.

Cocktail-souper o convite especifica apenas a hora de chegar, por volta de oito ou nove horas. Além dos drinques e salgadinhos, termina com um ou mais pratos quentes. Aceita os retardatários e aos íntimos que se deixam ficar, papeando sem pressa noite adentro. Comporta sobremesas, docinhos de festa que não exige pratos nem talheres. Finalmente, o café, para os que ficarem até o final da noite.

Cocktail-buffet é programado a partir das nove horas. Também é precedido pelos habituais canapés e salgadinhos e por todos os drinques. O buffet é aberto em torno das onze horas. Os convidados se dirigem a ele e se servem o são servidos pelo maître.Com seus pratos se dirigem ao salão procurando um lugar onde apoiarem o prato. Depois, são apresentadas as sobremesas e todos são novamente convidados a se servir.Termina com um café servido bem tarde e com uma rodada de novos drinques, refrigerantes e água.

As recepções diferem dos grandes cocktails-buffet em alguns detalhes. São programadas com maior aparato. O buffet é mais requintado. Os convites são feitos por escrito e com antecedência variável de três semanas a um mês.Há mais decoração de flores, luzes e trajes mais sofisticados.

Nas recepções os anfitriões devem permanecer na entrada para cumprimentar os convidados até o último chegar.

Aproxime as pessoas principalmente os mais tímidos, falando de um tema comum. O importante é ressurgir o que há de bom dentro de cada um, levar a alegria a todos.


Indique um Amigo